Artigos > Educação se faz com Amor

O que é educar? Como colocar limites?

Educar tem origem no latim- educare e significa levar, conduzir o indivíduo para fora. O que são limites? A palavra limite tem também sua origem no latim e significa no limiar, na fronteira, ponto no qual não se deve ultrapassar.

A criança não tem condições de saber o que é bom ou não para ela. Os pais devem educá-la. Detalhe: os pais têm que se sentir seguros e autoconfiantes na hora de educar, têm que ter limites internalizados para poderem por limites aos filhos. Saber equilibrar afetividade e firmeza, focando os problemas sem agredir a personalidade da criança – este é o grande desafio.

 Desde a mais tenra idade a criança tem que ser ensinada de que existem limites que têm que ser respeitados, e mostrar as conseqüências disso para ela e para os que estão à sua volta.  A curiosidade da criança deve ser estimulada explicando-se o por quê, mas respeitando-se a maturidade para o aprendizado. Se os pais sempre forem sinceros com a criança, ela se sentirá segura e autoconfiante. Com atitudes afetivas, paciência e amor os pais podem disciplinar a criança, deixar claro a ela que a amam e que o que estão rejeitando, por exemplo, é um determinado ato inadequado e não a criança. Promover auto estima, segundo Cury (2003), é a função do educador, por essa razão, deve-se sempre elogiar as coisas boas que a criança faz antes de alguma represália e, ao fazer a critica seja rápido, pois é o momento do registro da sua crítica que educa e não a ênfase dada.

A criança precisa sonhar brincar, imaginar, fantasiar. Precisa ser tratada como tal, não deve pular fases e nem ser tratada como um mini adulto. Ela precisa acreditar no futuro e cabe aos pais essa tarefa.

 Valores e ética se ensinam no dia a dia, dando-se exemplos. Deve-se sempre disciplinar a criança sem a presença de outras pessoas (para não envergonhá-la) conversando, e com olhos nos olhos, pois isso gera respeito e confiança. Aceitar também os próprios erros e pedir desculpas mostra a ela que os pais também são passíveis de erros.

A criança precisa aprender a esperar e a conquistar as coisas que quer. Assim será na vida! Os pais devem prometer a ela só o que puder ser cumprido e devem cumprir o prometido, sempre assumir a promessa feita, caso contrário gerarão descrédito e insegurança. Uma dica é estabelecer, em família, regras e metas para serem alcançadas em prazos de curto, médio e longo prazo.

Pais não podem ser controladores, permissivos ou protetores têm que ser educadores. Devem ser criativos, ter autoconfiança e auto critica.

Filhos de pais educadores têm mais condições de enfrentarem crises e violências.

(Educadores podem ser os pais e professores)

Tereza Cristina Daud

Psicóloga e Arteterapeuta



Rua Irmã Crescência Culturato, 55-B - Chácara Urbana - Jundiaí - São Paulo - SP CEP: 13.201-839 - Jundiaí, SP tels: (11) 45251624 / 991851717

Copyright © Psi Arteterapia - Todos os direitos reservados