Atividades > Como a arte pode ser um instrumento de cura

Como a arte pode ser um instrumento de cura

         Uma das manifestações da humanidade através dos tempos foi a Arte. Por meio de seus registros, os estudiosos da área conseguiram um consistente documentário tanto no nível social quanto no intelectual e emocional do homem. A arte, nas suas mais diferentes formas, esteve sempre presente na vida com diferentes funções, mas sempre revelando e destacando o homem no mundo. Não importa a forma pela qual o homem se expresse artisticamente, criativamente, seja pela dança, música, pintura, escultura, literatura, teatro ele estará expressando simbólicamente suas emoções, sentimentos, impressões enfim, imagens de seu mundo interior e compartilhando com o seu público o contato com essas emoções. Desse modo a arte sempre foi uma forma de comunicação usada pelo homem para expressar o que ocorre em seu mundo interno e ao seu redor. Quando deixa de criar (em todos os sentidos) está doente. Na Grécia antiga, a arte foi usada como prática terapêutica pois acreditavam que para o homem ser curado era necessário ter contato com as mais variadas formas artísticas.

                 É com esse pensamento que desenvolvo meu trabalho: acreditando que "no fazer" e no contemplar a arte o indivíduo poderá se reconhecer, "refletir sobre sua produção, podendo ser facilitada a elaboração e a integração dos conteúdos à consciência." Portanto, o arteterapeuta terá que saber fazer as escolhas de materiais e momentos para usá-los para que atinja os objetivos da psicoterapia, dar condições para que o indivíduo exerça um diálogo entre inconsciente e consciente, se reconheça nas atividades expressivas propostas, favorecendo o autoconhecimento, promovendo a saúde e melhora da qualidade de vida.

              No meu trabalho em consultório utilizo os recursos expressivos tanto para psicodiagnóstico como para auxiliar na psicoterapia. Meu trabalho é com sessões individuais e com grupos, atendendo todas as faixas etárias. Atendo em um trabalho psicoterapêutico de autoconhecimento, orientação vocacional ou profissional, orientação e acompanhamento à gestantes, problemas com relacionamentos, ansiedades, angústias, enfim todas as questões que possam estar impedindo  que a  sua vida flua. Busque a solução antes que adoeça.

(Lembre-se de sempre citar a fonte de sua pesquisa)

Tereza Cristina Daud

Psicóloga

www.psiarteterapia.com.br



Confira Também:

Arteterapia
Oficinas de Criatividade
Gestação e Arteterapia
Psicoterapia
Orientação Vocacional
Supervisão
Rua Irmã Crescência Culturato, 55-B - Chácara Urbana - Jundiaí - São Paulo - SP CEP: 13.201-839 - Jundiaí, SP tels: (11) 45251624 / 991851717

Copyright © Psi Arteterapia - Todos os direitos reservados