Atividades > Gestação e Arteterapia

Gestação e Arteterapia

"Somente as mães, tem a chave para curar o nosso planeta ferido,
quando passamos a compreender um pouco mais sobre a responsabilidade e as possibilidades de gerar uma criança."
Chopra,D

O período gestacional é de grande destaque na vida das mulheres que assumem ser mães. Momento em que se está frente a uma situação única. Sofrerá transformações visíveis, o corpo e o psiquismo não serão os mesmos e uma nova vida surgirá após 9 meses. E, com ela uma nova adaptação.
Esta é uma fase de passagem e parte de um processo normal do desenvolvimento que envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões, possibilitando à mulher um amadurecimento, que predominará na relação com a criança.
No campo do conhecimento da Psicologia, segundo Gallbach, a gravidez afeta a identidade da mulher, alterando seu senso físico, sua relação com seu corpo, com o pai da criança, com os familiares, com planos e esperanças para a sua vida e com a imagem social da mulher grávida. Outros estudos mostram também a importância da relação mãe/bebê para o desenvolvimento de um adulto saudável e incluem também todos os membros da família.
O trabalho Arteterapêutico com as gestantes visa proporcionar maior qualidade de vida neste período de grandes mudanças, ajudando-as na resolução de questões comuns do período gestacional e puerperal, para que possam se sentir mais auto-confiantes e seguras.
O uso da arte com diferentes materias e técnicas facilitam a expressão, a vivência e a elaboração de conteúdos existenciais, conduzindo o olhar e a compreensão das possibilidades. Em cada encontro realizado com as gestantes é trabalhado um tema relevante a essa fase através de vivências Arteterapêuticas. Durante os encontros as mães expõem seus medos, dúvidas, frustrações, sonhos que projetam na criança, a escolha do nome que dará identidade à criança, e ansiedades frente à gestação, principalmente à situação do parto. Esse trabalho faz com que as futuras mães além de se sentirem mais seguras, propicia um contato mais profundo e harmonioso com o Feminino em suas variadas formas de expressão. Assim, mais apoiadas no seu instinto maternal, as mães estarão mais saudáveis para aceitarem e cuidarem do bebê.



Confira Também:

Atendimento Hospitalar
Arteterapia
Oficinas de Criatividade
Orientação Vocacional
Psicoterapia
Home care
Rua Irmã Crescência Culturato, 55-B - Chácara Urbana - Jundiaí - São Paulo - SP CEP: 13.201-839 - Jundiaí, SP tels: (11) 45251624 / 991851717

Copyright © Psi Arteterapia - Todos os direitos reservados